2ª Conferência de Hidrografia da CPLP dercorreu no Mindelo
Noa Informativa
A 2ª Conferência de Hidrografia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorreu entre 4 e 8 de novembro de 2024, no Mindelo, em Cabo Verde, de forma presencial e por videoconferência, organizada pelo Instituto Marítimo e Portuário de Cabo Verde, o Instituto Hidrográfico de Portugal e o Secretariado Executivo da CPLP, com o suporte da Diretoria de Hidrografia e de Navegação da Marinha do Brasil.
O evento contou com cerca de 60 participantes, tendo marcado presença 24 representantes das delegações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal. Participram, ainda, várias instituições dos PALOP, da OHI (Organização Hidrográfica Internacional), da CP-COI-UNESCO (Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO), do Atlantic Center, da IALA-WWA (Associação Internacional de Sinalização Marítima - World-Wide Academy) e do IIC Tecnologies.
No primeiro dia da Conferência foi feita a apresentação do livro “As Medidas da Terra e do Mar da CPLP” pelo autor, comandante Miguel Bessa Pacheco. Esta obra permitirá, de forma científica, quantificar as dimensões das áreas marítimas jurisdicionais da CPLP.
Ao longo da semana, paralelamente à Conferência, decorreram algumas atividades, nomeadamente, a realização de seminários em Informação de Segurança Marítima, Levantamentos Hidrográficos, Ajudas à Navegação, Oceanografia e Geofísica e em S-100, ministrados pelo IH, pela Direção de Faróis-Portugal e pelo DHN-Brasil (Diretoria de Hidrografia e Navegação). Decorreram também visitas a instituições, entre elas, o ISECMAR-Centro de Simulação Marítima e o Navio “Guardião”.
As delegações dos países participantes “fizeram um ponto de situação relativo às áreas da hidrografia, da cartografia náutica e da segurança da navegação, indicando propostas e recomendações naqueles domínios, estabelecendo ligações para cooperação conjunta e intercâmbio, bem como a partilha de informação no domínio da hidrografia na CPLP, realçou o Instituto Marítimo e Portuário de Cabo Verde.
Todos os intervenientes reforçaram a “importância da Hidrografia como base de conhecimento, preservação e uso sustentável do Oceano, assim como a relevância e interesse crescente da Conferência de Hidrografia para os países da CPLP”.
A terceira edição da Conferência de Hidrografia da CPLP está prevista para 2026.
Últimas Notícias
-
Oceano
Apresentado Livro das Medidas da Terra e do Mar da CPLP
Após a sessão de abertura da 2ª Conferência de Hid...
-
Oceano
Presidente de Cabo Verde é patrono da «Aliança da Década dos Oceanos»
O Presidente da República de Cabo Verde, José Mari...
-
Oceano
IV Conferência do Fórum do Mar da CPLP
A IV Conferência do Fórum do Mar dos Países da CPL...