Secretário Executivo realça alcance estratégico dos Portos de Língua Portuguesa

Secretário Executivo - Oceano
Nota Informativa

Na sessão de abertura do XV Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), a 30 de outubro de 2024, o Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, realçou que o “caráter geograficamente descontinuo dos países que compõem a nossa Comunidade e a sua forte ligação com o Oceano, oferecem aos portos de língua portuguesa um alcance estratégico que urge exponenciar”.

 

No “atual cenário geopolítico, os portos irão permanecer como o principal ponto de entrada de alimentos, água e medicamentos de que as pessoas precisam para sobreviver, bem como do combustível e insumos necessários para manter as infraestruturas de serviços básicos em funcionamento. Aliás, como nos demonstram as consequências dos conflitos regionais na Ucrânia e na Palestina”, observou Zacarias da Costa.

 

Recordando que a CPLP adicionou uma quarta dimensão de intervenção aos objetivos gerais, denominada de “pilar económico”, o Secretário Executivo da CPLP afirmou que “os portos possuem o potencial para gerar uma série de impactos socioeconómicos significativos, impulsionando o desenvolvimento económico e contribuindo para a facilitação do comércio intra e extracomunitário”. 

 

“Os portos da CPLP podem acelerar a integração económica na Comunidade, contribuindo para que se pratiquem preços mais competitivos no transporte e, assim, se gerem impactos positivos no fator trabalho.”, referiu Zacarias da Costa, salientando que “para isso, será necessário inovar na forma como os portos da CPLP poderão oferecer os seus serviços de forma sustentável, contribuindo para a construção de corredores logísticos que possam ser ambientalmente neutros e que, em simultâneo, contribuam para o restauro de ecossistemas”. 

 

O XV Congresso da APLOP decorre nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, no Porto de Leixões, em Portugal, subordinado ao tema “Os três C’s da criação de valor no espaço da lusofonia: Cooperação, Conectividade e Capacitação”.

 

A APLOP detém a categoria de Observador Consultivo da CPLP.

 

Últimas Notícias

Ver todas