1ª Conferência de Hidrografia da CPLP decorre em Lisboa

Oceano
Nota Informativa

A 1ª Conferência de Hidrografia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorre de 4 a 7 de julho de 2022, em Lisboa, organizada conjuntamente pelo Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa e pelo Secretariado Executivo da CPLP.

 

A sessão solene de abertura contou com as presenças do Secretário Executivo CPLP, Zacarias da Costa, da Ministra da Defesa Nacional de Portugal, Helena Carreiras, do Representante Permanente de Angola junto da CPLP, Oliveira Encoge, do Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa, Contra-almirante Simões Marques, do Secretário-geral da Organização Hidrográfica Internacional, Mathias Jonas.

 

Nesta conferência os países darão a conhecer o ponto de situação nacional relativamente à sua capacidade na área da hidrografia, assim como os desafios sentidos, e serão discutidas propostas de cooperação entre si.

 

A conferência inclui a participação da Organização Hidrográfica Internacional (OHI), da International Association of Marine Aids to navigations (IALA) e da Escola de Autoridade Marítima, sendo um espaço privilegiado para o estabelecimento de uma rede de cooperação e reforço  dos contactos pessoais e institucionais nas áreas de levantamentos hidrográficos, de produção de cartografia náutica e de informação para a segurança da navegação marítima.

 

A sessão solene de abertura decorreu nas instalações da CPLP, no dia 4 de julho, e as apresentações e reuniões multilaterais entre países decorrem nas instalações do Instituto Hidrográfico nos restantes dias.

 

A realização deste evento tem como objetivo produção de um documento técnico que alinhe uma estratégia de cooperação para o desenvolvimento da hidrografia nos países da CPLP e, como mote, deverá abordar a relevância da Hidrografia para a conservação e exploração sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, aliando-se, desta forma, à temática da Conferência dos Oceanos a decorrer também em Lisboa. A conferência foi endossada por deliberação da V Reunião de Ministros dos Assuntos do Mar da CPLP, realizada em Luanda, a 26 de maio de 2022.

 

Vídeo - Intervenção do Secretário Executivo

 

Vídeo

 

 

Áudio

 

Fotografias

22.07. 1ª Conferência de Hidrografia da CPLP

Últimas Notícias

Ver todas